
Habilidade da BNCC: (EF01LP16) Ler e compreender, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor, quadras, quadrinhas, parlendas, trava-línguas, dentre outros gêneros do campo da vida cotidiana, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto do texto e relacionando sua forma de organização à sua finalidade.
Matéria: Português – 1º Ano
Conteúdo: Pequenos textos para leitura e interpretação
—
Para baixar as atividades em PDF, acesse os links abaixo:
*a seguir há uma breve descrição sobre cada atividade e os links para acessá-las.
Atividade para impressão do blog Amor Ensina.
Nesta primeira atividade o aluno abordará o processo de alfabetização utilizando pequenos textos para leitura e posteriormente a interpretação do que foi lido.
Com pequenos textos, o aluno deverá inicialmente ler silenciosamente e responder às questões de acordo com que tenha entendido.
O interessante nesta atividade são as questões que mostram exatamente as ações dos personagens e o que o aluno entendeu sobre cada uma delas.
Para baixar a atividade, clique no link abaixo e baixe as imagens na próxima página.
ATIVIDADE 1: CLIQUE AQUI PARA ACESSAR
Atividade para impressão do blog Amor Ensina.
Ainda no blog Amor Ensina, escolhemos outra atividade que fornece pequenos textos para leitura e interpretação, nos mesmos moldes da atividade acima.
A diferença nesta atividade é que sua proposta se baseia nas rimas e organização das sílabas das palavras encontradas nos textos.
Por fim, há uma dinâmica para o aluno recortar e colar trechos do poema para montar da maneira que achar a mais correta possível e depois corrigir conforme o texto original.
De bônus, o blog apresenta também um quebra-cabeça para composição de frase e imagem.
Para baixar a atividade, clique no link abaixo e baixe as imagens na próxima página.
ATIVIDADE 2: CLIQUE AQUI PARA ACESSAR
Atividade para impressão do blog Amor Ensina.
Ainda abordando o blog Amor Ensina, esta atividade mostra uma dinâmica parecida com a primeira proposta divulgada aqui nesta página, a “ATIVIDADE 1” logo acima.
Com um texto curto, a proposta aqui é analisar o texto e pintar algumas questões no desenho como, por exemplo, as rimas e as palavras iniciadas com a letra “m”.
Além disso, o aluno deverá pintar as respostas corretas nas imagens relacionadas ao texto.
Por fim, com uma atividade de recortar e colar, o aluno deverá montar o texto com as imagens que se referem aos trechos do texto original.
Para baixar a atividade, clique no link abaixo e baixe as imagens na próxima página.
ATIVIDADE 3: CLIQUE AQUI PARA ACESSAR