No conteúdo de hoje, você vai conhecer os pratos típicos do Amazonas. Conhecida pelos rios caudalosos e dona de uma floresta extremamente densa e bonita, o Amazonas engloba ingredientes de valores únicos em sua culinária como plantas, peixes e frutos que podem confundir qualquer um como Tacacá, Tucupi ou Tucumã. Por isso, no conteúdo de hoje, você vai conhecer os pratos típicos do Amazonas.

 

 

Açaí

Vamos começar por um prato que vem se popularizando bastante pelo país e faz parte de uma alimentação saudável. Inclusive se fossemos brincar de jogos de letras, é uma das palavras que o som da letra “ç” é semelhante ao “s”.

Como um dos pratos típicos do Amazonas, possui propriedades antioxidantes e fica muito saboroso se consumido com xarope de guaraná. No Amazonas se come puro com farinha de tapioca por cima.

 

Cupuaçu

Outro prato que possui a letra “ç” com som de “s”, é um fruto azedinho e extremamente perfumado, é muito utilizado em receitas de doces como bombons, sucos, balas e demais sobremesas.

Inclusive o famoso mousse de cupuaçu é um dos doces mais consumidos da região. E não podemos esquecer que também é a base do chocolate e também possui outros nomes como cacau-de-caracas ou cacau-do-peru.

Possui uma casca marrom, com um fruto dentro de aproximadamente 15 cm e sua polpa é totalmente branca.

 

Bala de Cupuaçu

Já que estamos falando do doce, porque não falarmos sobre a bala certo? O recheio é puxa-puxa e é feito com doce de leite em sua base, é um dos pratos típicos do Amazonas e pode ser levado facilmente na bolsa.

E se estamos falando em comida, não podemos deixar de lado as famosas frutas da região, já que fazem parte dos pratos típicos e são muito consumidos.

 

Araçá-Boi

Uma fruta amarela e arredondada, também com a letra “ç” com o som de “s”. Extremamente aromática e com muitas sementes quando madura, é parente da goiaba e pode ser consumida naturalmente.

Essa fruta é usada como base em alguns pratos típicos do Amazonas, como sorvetes, bebidas e doces.

 

Bacaba-açu

Um fruto nativo da Amazônia, que dá em cachos de aproximadamente 8 quilos cada um. Enorme, não? Seu uso é a base de algumas bebidas da região como o famoso vinho de bacaba ou sorvetes em geral.

Nada é desperdiçado, suas folhas são usadas para moradia, os resíduos das preparações de pratos e bebidas são usados como ração para animais. E o tronco como cabo para ferramentas.

 

E aí gostou de conhecer mais da região do Amazonas? E ainda aprender mais palavras que são escritas com “ç”, mas possuem som de “s”? Então acompanhe diariamente o nosso portal com conteúdos de viagens, curiosidades educativas e claro, compartilhe com seus amigos em suas redes sociais.

 

 


Que tal aprender mais sobre palavras com Ç e S através de jogos?

 

Palavras com S ou SS - Parte II

Palavras com S ou SS – Parte II

Matéria: Português Conteúdo: Palavras com S ou SS - Parte II Sobre o Jogo: Estude bastante antes de jogar este ...
JOGAR
Palavras com S ou SS - Parte I

Palavras com S ou SS – Parte I

Matéria: Português Conteúdo: Palavras com S ou SS Sobre o Jogo: Estude bastante antes de jogar este jogo para que ...
JOGAR
Palavras com S ou SS - Parte III

Palavras com S ou SS – Parte III

Matéria: Português Conteúdo: Palavras com S ou SS - Parte III Sobre o Jogo: Estude bastante antes de jogar este ...
JOGAR
Palavras com S ou Z - Parte II

Palavras com S ou Z – Parte II

Matéria: Português Conteúdo: Palavras com S ou Z Sobre o Jogo: Neste jogo seu desafio é responder corretamente qual alternativa ...
JOGAR
Palavras com S - Parte I

Palavras com S – Parte I

Matéria: Português Conteúdo: Palavras com S - Parte I Sobre o Jogo: Neste jogo é abordado questões de diversas palavras ...
JOGAR
Palavras com S ou Z - Parte III

Palavras com S ou Z – Parte III

Matéria: Português Conteúdo: Palavras com S ou Z - Parte III Sobre o Jogo: Neste jogo seu desafio é responder ...
JOGAR

 


 

Top